Ontem eu postei no stories do instagram que eu fiz uma "nutella vegana" em casa. Recebi uma "enxurrada" de pedidos pela receita, inclusive de pessoas não veganas, o que me deixou muito feliz. É muito bom ver pessoas de todas as esferas buscando opções mais saudáveis, ambientalmente conscientes e compassivas nas suas vidas.
Nutella é uma delícia. Mas deixa eu te listar não um, mas três probleminhas que eu vejo no consumo desse alimento. O primeiro deles é a saúde. Nutella é um creme de avelã, certo?
É, depois de encontrar uma imagem dessas, acho que a resposta a essa pergunta é: errado. Tá mais pra creme de açúcar, na minha opinião. O açúcar, além de ser um alimento extremamente calórico de baixo valor nutricional, ele ainda é capaz de "roubar" nutrientes de outros alimentos por prejudicar sua absorção. Também facilita a propagação de fungos e bactérias prejudiciais à saúde, por alimentar e facilitar o crescimento das colônias desses microrganismos patogênicos. Além de levar a distúrbios de saúde como a diabetes, está ligado a casos de câncer, envelhecimento precoce, hiperatividade, irritabilidade, ansiedade, queda no desempenho do cérebro e problemas de memória e aprendizagem. Detalhe é que eu estou escrevendo essa lista só espiando uma matéria num jornal online. Ou seja, a lista de prejuízos a saúde de uma dieta rica em açúcar é muuuito mais longa! Mas vamos seguir em frente.
O segundo problema é aquele velho conhecido dos veganos. O leite e a exploração de uma outra espécie em nosso "benefício" (entre aspas, pois poderia fazer uma lista igualmente assustadora sobre os malefícios do leite à saúde humana). Mas não vou faze-la, tampouco irei dar um sermão sobre compaixão agora.
Quer dizer, mas ou menos. Meu próximo, último e principal problema com a Nutella tem nome e sobrenome: óleo de palma. Um ingrediente vegano,certo? Mais uma vez, lá vem eu pra dizer: errado! Óleo de palma é um ingrediente 100% vegetal, mas não é só nisso que se baseia o veganismo. E vamos apenas pensar na alimentação vegana aqui: a alimentação vegana se diferencia da alimentação vegetariana estrita por se restringir a produtos que não acarretem em sofrimento e morte de animais. E o óleo de palma, que tem 85% da sua produção centrada na Indonésia e Malásia, figura como um grande inimigo dos animais por causar o desmatamento e perda de habitat de diversas espécies asiáticas, entre elas, o Orangotango-de-Sumatra e o Orangotango-de-Bornéu.
O óleo de palma é muito comum em produtos prontos, como salgadinhos, misturas de bolo, sopa enlatada e até papinha de neném. Encontrei por aí que esse ingrediente está presente em mais da metade dos produtos embalados nos supermercados dos Estados Unidos. Então aqui eu quero chamar a atenção de vocês para o consumo não só de Nutella, mas de diversos produtinhos tão fáceis de comer. E lembrar a vocês que, assim como a famosa Nutella, esses produtos industrializados e ultra-processados chegam no seu corpo junto com uma longa lista, como aquela do início do texto, de prejuízos à saúde. Vamos repensar nossos hábitos, se não pelos orangotangos, por você mesmo! Que é o melhor e mais verdadeiro motivo.
Mas agora vamos à receita - E se você pulou toda a minha ladainha e veio direto até aqui, eu encarecidamente lhe peço para voltar ao texto enquanto estiver esperando as avelãs no forno ou amornar.
Pra começar, essa receitinha vem do Tempero Alternativo, com uma mínima alteração. Então você também pode ler por lá o sermão dos orangotangos -
(http://temperoalternativo.com.br/2015/06/22/creme-de-avela-com-cacau-tipo-nutella/)
Ingredientes:
1 xícara e meia de avelã
Meia xícara de açúcar de coco (pode usar açúcar mascavo)
1/3 de xícara de cacau
1/3 de xícara de cacau
200ml de leite de coco (ou outro leite vegetal)
2 colheres de sopa de Óleo de coco
Meia colher de chá de estrato de baunilha (opcional)
Como fazer:
Primeiro, espalhe as avelãs numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido em fogo baixo por cerca de 10min. Vai subir um cheirinho delícia, cuidado para não deixar queimar.
Segundo, quando as avelãs estiverem frias, você vai esfrega-las umas nas outras para descascar, pega um punhado e esfrega! Essa é a parte (única parte) que dá trabalho.
Depois, bate num liquidificador ou processador de alimentos até virar uma farofa bem fininha e molhada, pois a avelã irá soltar um óleo próprio. É aí que você vai adicionar o restante dos ingredientes e bater até tudo ficar bem misturadinho.
A princípio, o creme vai ficar meio líquido. Desejei até ter colocado o leite de coco aos poucos para atingir uma textura mais consistente. Mas depois que transferi para potinhos e coloquei na geladeira, ele ficou com aquela carinha de Nutella. Dura cerca de 1 semana, ou será que dura.


Adorei Lice. Vou testar por aqui, eu adoro Nutella, mas não comia muito por conta do excesso de açúcar, agora tenho que pensar por dois aí o incentivo é maior.
ResponderExcluirMari Fajardo
Adorei a receita, mas prefiro te encomendar....
ResponderExcluirMuito interessante as informações sobre o óleo de palma. Temos que passar a ler as informações contidas nos rótulos dos produtos.